Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

O que é Alergia??

O Dicionário Michaelis (acessível on-line gratuitamente em http://michaelis.uol.com.br/) diz: 
"Intolerância do organismo para certos agentes físicos, químicos ou biológicos, de que resultam sintomas anômalos, completamente diversos dos da ação comum do medicamento ou vírus. 2 Suscetibilidade anormal que o organismo adquire após a primeira ação de um medicamento ou vírus, reagindo diversamente à aplicação subseqüente da mesma substância. 3 Suscetibilidade do organismo à ação de certas substâncias inofensivas para a maioria dos indivíduos da mesma espécie."

Em geral as pessoas se referem à Alergia como sintomas de coceira na pele ou incômodo nasal, ou qualquer lesão de pele (coce ou não)... Não é bem assim.

Alergia é uma reação imune específica inadequada, gerando sintomas. Os mesmos sintomas, muitas vezes, podem surgir sem que haja uma Alergia propriamente dita. Ou seja: nem toda Rinite é alérgica (a maioria é) nem toda Dermatite é alérgica (muitas são) nem toda Urticária é alérgica (nas crônicas, a maioria não é...).

Há casos de pessoas que fizeram transplante de medula, por exemplo, devido a uma leucemia, e desenvolveram alergia ou asma. Não está totalmente claro que fatores fazem com que uma pessoa fique alérgica e expresse sintomas nas vias aéreas ou pele ou ambos, mas tanto fatores do sistema imune quanto fatores próprios do orgão (pulmão, pele, olhos...) parecem ser importantes.

Clicando nos links a esquerda são dadas maiores explicações sobre cada tipo de doença alergica.